sexta-feira, 12 de outubro de 2012

IN MEMORIAM



IN MEMORIAM
         O despertador tocou e, como já era de se esperar, Cláudio não apresentou qualquer reação. E não era um toque desses de hoje em dia, de telefones que têm-se visto por aí, não! Era uma daquelas relíquias, com dois apêndices côncavos prateados, no cimo do relógio, com um badalo no meio. Vermelho. De corda. Cláudio gosta de quinquilharias e objetos antigos.
Costuma chamar de retrô, ou vintage. Vê se pode! Ele guarda tudo amontoado em seu sujo e bagunçado quarto. Discos de vinil e um toca-fitas. Uma camiseta do fluminense, campeão carioca de 71 e um boné do Nigel Mansel. Um poster do Jaspion, um The best of the beast, um Rayito de Sol para os dias de praia e os K7’s do Saturday night fever, para o dia a dia. Todas as temporadas! Afinal, quase sempre, nunca ia à praia. Cria sua coleção de ácaros em livros e sempre que pode, passa uma vista no “Catcher”. Guarda com carinho um cachorrinho que anda, late e dá piruetas, trazido por seu pai numa de suas incursões ao Paraguai. Ele diz que o pai trabalhava com comércio exterior. Ah, o bom e velho (e mau) humor do Cláudio. Sempre exagerado. Na parede, um relógio que parece de pulso, só que gigante. Quando sai às ruas leva a tira-colo seu amigo inseparável: um indelével discman. Em seu porta-CD’s tinha desde Roberto Carlos até Megadeth. Às vezes levava na pochete mesmo, mas arranhava os CD’s. Não que ele se importasse. Tem um ótimo gosto musical e gosta muito de música. Anda impressionado com a péssima qualidade do que vem sendo lançado no mercado. Sente saudades do Backstreet Boys e do Biafra. De novo e bom, mesmo – “Só o Jorge !” – diz ele.
Naquele dia, Cláudio, que houvera pegado o mesmo ônibus, na mesma parada e no mesmo horário, chegou atrasado no trabalho; o que já era de praxe. Como sempre, levou um pito do patrão e deixou a suntuosa sala, cabisbaixo. Saiu resmungando, sentou-se em sua baia e continou seu serviço rotineiro. Dia desses me ligou – diga-se de passagem, seu telefone é daqueles de girar, lembra?  - para reclamar. Disse que sua vida anda um tédio, até que não anda. Parece ainda, que anda p’rá trás. Cláudio gosta mesmo é de guardar tudo que é velho.

Thiago Zefiro, Duque de Caxias, Dia das crianças, 2012.

3 comentários:

  1. Muito plástico teu escrito. O leitor consegue imaginar cada um dos elementos "vintages". Gosto dos vazios de um texto, e gosto ainda mais dos detalhes.

    "Regra de ouro para os escritores debutantes: "se a imaginação falhar, seja fiel aos detalhes." (Ricardo Piglia)

    Escreva mais, escreva sempre, Thiago. Beijo, Vanessa (que odeia Paulo Coelho do fundo do âmago, rs).

    ResponderExcluir
  2. Vários Cláudios depois, tenho a impressão de que, tirando o mau-humor de praxe, acontece todos os dias assim, com todo mundo e em todos os lugares... vidinha rotineira... ainda assim, com seu romance.

    ResponderExcluir